24 fev Quanto ganha um Game Designer?
Um game designer participa tanto da pré-produção de um jogo (trabalhando nos códigos) quanto da produção dele (trabalhando no gameplay, no cenário e nos personagens). Além disso, esse profissional precisa entender bastante de arte e de escrita, pois é nesses seus conhecimentos que o game será baseado. A indústria de desenvolvimento de jogos digitais se encontra em franca expansão em todo o mundo, especialmente no Brasil, com uma demanda crescente por profissionais qualificados.
Mercado de trabalho:
Atualmente, há uma escassez de game designers no mercado. As pessoas que se dariam bem como game designers precisam ser multidisciplinares, tendo interesse em informática, matemática, artes e animação.
Mas, geralmente, os programadores de jogos são formados em Ciência da computação. O que faz sentido, pois para controlar elementos e personagens de animação, é preciso conhecimento na área de programação e de projeto.
No entanto, um game designer precisa também de ter um perfil mais artístico. Uma graduação é mais completa nesse sentido, pois ela incentiva os processos de criação e foca bastante em roteiros.
Perspectivas para o seu futuro:
É comum iniciar nessa área apenas testando jogos. Um time de game designers conta com os seguintes tipos de especialização:
- Designer-chefe: administra o time e passa as coordenadas sobre como criar o game em questão. São os tomadores de decisão e zelam sempre pela boa integração da sua equipe;
- Designer de sistema: responsável pelos códigos do jogo;
- Designer de ambientação: trabalha no cenário e nas fases do game;
- Redator: o responsável pela história, pelas falas, dicas e pelos textos, em geral, do jogo.
Quanto ganha um Game Designer?
As habilidades deste profissional permitem que ele atue também em outras áreas, como na produção de computação gráfica para o cinema e a televisão e no desenvolvimento de aplicações interativas. No Brasil, um game designer iniciante ganha até R$1.800,00 por mês. Um profissional com mais experiência pode chegar a R$6.000,00.
O que é a GAMEFICAÇÃO?
É a produção de games com finalidades comerciais específicas. A adesão a esse tipo de estratégia tem sido grande, já que a interação entre o público-alvo e a empresa acontece naturalmente.
O game designer pode auxiliar uma instituição nesse tipo de relacionamento. A gameficação estimula o sentimento de cooperação entre os consumidores de uma marca, oferecendo prêmios aos clientes que executam ações pré-estabelecidas e desejadas pela empresa, como recomendação, avaliação e captação de novos consumidores.
Estabelecer quais serão as ações que vão de encontro com as metas da instituição e criar sistemas de monitoramento são da responsabilidade do game designer. Os prêmios dados aos jogadores vão desde recompensas virtuais — badges — até incentivos materiais e físicos.